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MD2 LGPD Suite

Estamos há 19 anos no mercado brasileiro oferendo soluções de gestão de informações!

A MD2 é seu parceiro ideal para direcionar os desafios da LEI GERAL DE PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS 13.709/2018.

A MD2 investiu durante muitos anos em gestão da informação e atendimento a regulamentações, temos experiência, conhecimento e compromisso com nossos clientes por isso somos o parceiro ideal para ajudar sua empresa a endereçar os desafios da lei geral de proteção de dados.



1 - Sobre a Lei geral de proteção de dados ( desafios e direcionadores)

Começaremos com uma visão geral dos direcionadores e desafios da LGPD.

A nova lei pode ser comparada a um quebra-cabeças complexo. Uma visão sistêmica completa é necessária para que o cenário final seja desenhado e para que as peças possam ser encaixadas na forma e sequencia correta. Os dados das pessoas não podem ser mais coletados e utilizados sem um motivo adequado, ou sem o consentimento do seu titular! Sua empresa precisará adequar seus processos ou terá consequências sérias como multas e exposições institucionais negativas.

O conhecimento da lei ou consciência corporativa que começa no nível estratégico, passando pelo tático e finalmente no nível operacional é mandatório em sua organização. Somente assim a mudança de cultura e processos requerida poderá ser efetivada.

A MD2 conhece o cenário e está acostumada a lidar com programas regulatórios complexos. Os componentes essenciais para o programa de governança de dados para a LGDP começa pelo entendimento e propagação do entendimento, faz-se necessário identificar e catalogar todo o ativo de dados de pessoas armazenados na empresa, identificar e criticar cada processo de tratamento de dados, inclusive formalizando cada um deles com seus riscos, formalizar uma política corporativa a ser obedecida e implantar e monitorar os novos processos.

A lei visa proteger os cidadãos brasileiros do uso indevido de seus dados e rege sobre o tratamento dos mesmos pelas organizações para fins comerciais e também pelo governo. Tratar dados é armazenar, coletar, padronizar, pesquisar, modificar, melhorar, mascarar ou ate mesmo excluir.

ARTIGO 1 - Objeto:

Lei que rege o tratamento de dados pessoais por pessoas e empresas publicas e privadas utilizando meios físicos ou digitais que tem o objetivo de proteger os direitos fundamentais de privacidade, decisão de seu proprietário sobre o uso de suas informações pessoais, liberdade de informação e opinião, inviolabilidade de sua intimidade, honra e imagem.

O tratamento dos dados deve ser feito de forma integral seguindo princípios que protegem o titular dos dados. Tais princípios evitarão abuso e ma fé! Ao mesmo tempo traz uma oportunidade de melhor relacionamento com as pessoas acerca da organização, sejam clientes, prospects, funcionários, parceiros ou fornecedores.

Para tratar os dados das pessoas, deve haver uma finalidade legal e plausível, seja para cumprir um contrato, para oferecer um produto ou serviço, mas sempre de forma enquadrada legalmente. Assim as empresas devem rever seus processos e dados para enquadrar cada registro de dados de pessoas em uma das 10 hipóteses legais de uso, que começa pelo consentimento. Assim um sistema centralizado de controle de dados de pessoas se torna mandatório.

ARTIGO 6 - Princípios:

I - Finalidade;
II - Adequação;
III - Necessidade;
IV – Livre acesso;
V – Qualidade dos dados;
VI - Transparência;
VII – Segurança;
VIII – Prevenção;
IX – Não discriminação;
X – Responsabilização e prestação de contas.



2 - Master Data Management como centralização do controle e proteção dos dados(Negócios) – MD2 MDM

Entenda neste modulo porque a solução de máster data management de pessoas da MD2, líder no mercado brasileiro, é essencial para sua empresa e para o programa LPGD.






3 - Organização do repositório para governança de dados(TI) – IBM Governance catalog

Catalogar os ativos de TI e vincula-los as rotinas de tratamento de dados, políticas de uso, restrições, taxonomia, termos de negócios e uma visão holística de TI, precisa de ferramenta profissional. A missão é árdua! Com o IBM Information Server e consultoria MD2, o desafio poderá ser vencido!

A MD2 utiliza como tecnologia de apoio a plataforma IBM InfoSphere Information Server. O IBM Information Server é uma plataforma de software robusta de integração, tratamento e governança de dados. Os componentes da plataforma são integrados com capacidade de escala para atender a quaisquer requisitos de conectividade, ingestão, complexidade de tratamentos e mecanismos de governança de dados.

O IBM Information Server oferece mecanismos para criação de um catálogo corporativo de ativos técnicos e de negócio, para desenvolver uma visualização unificada de regras de negócios e ativos de TI.

Através deste mecanismo é possível catalogar e compartilhar políticas e regras de uso de dados pessoais baseados em requisitos legais, vinculadas aos ativos técnicos de tratamento de dados, satisfazendo assim os mecanismos de rastreabilidade e relatórios de análise de impacto exigidos pela nova lei de proteção de dados.

A partir dos controles de enquadramento legal gerenciados pela solução MD2, mecanismos de anonimização de dados são utilizados para os cadastros não conformes. A solução realiza o mascaramento de dados através de regras personalizadas, gerando arquivos resultantes com atributos de rastreabilidade, permitindo que os sistemas legados possam consumir e sincronizar os dados anonimizados, garantindo assim um gerenciamento completo de conformidade dos dados em todos os sistemas.



4 - Gestão do consentimento com MDM e Watson Caimpagn automation(Ou consent automation)

Gerenciar consentimento é uma nova e mandatória atividade que requer criatividade e ferramentas ágeis. Entenda como o IBM Watson, suportado pelo programa MDM pode ajuda-los!

Mostraremos a seguir o funcionamento do processo de integração das marcações de consentimento coletadas no Watson e posteriormente gerenciadas no HUB MDM.

O ditado popular afirma que: “Quem cala consente”. Contudo, diante da nova lei surge um questionamento que nos leva a seguinte reflexão... Qual caminho as empresas devem trilhar para conduzir as pessoas a fornecerem o consentimento para todo e qualquer tipo de tratamento dos seus dados pessoais? É uma pergunta difícil de ser respondida e tentaremos esclarecer e apresentar o caminho ao longo dos próximos slides.

Uma pesquisa feita pelo data folha aponta que o brasileiro passa mais de 3 horas por dia conectado à internet. Diante do fato, fica claro que não há outra forma mais efetiva de se relacionar com clientes e pessoas que não seja através dos canais digitais.

Pensando nisso, a MD2 une a expertise e confiabilidade de nossa solução de MDM, à inteligência cognitiva trazida pelo Watson Campaign Automation, um ecossistema completo e robusto de marketing digital para automação de campanhas personalizadas e relacionamento com clientes. Uma solução completa para auxiliar empresas na obtenção do consentimento e proporcionar uma jornada consistente do consumidor com sua marca.

O modelo de dados do MDM está pronto para armazenar as marcações de consentimento, vinculando os enquadramentos e finalidades ao registro único da pessoa. Mas é importante lembrar que nada disso faz sentido se a pessoa não conseguir enxergar transparência e confiabilidade no processo. É preciso estabelecer uma proposta de valor que seja clara e leve o cliente a fornecer seus dados em troca de acessos, produtos e serviços.

O Watson Campaign Automation traz funcionalidades completas em programas e formulários. Crie um conjunto de regras que cobrem desde atributos demográficos do banco de dados, até comportamentos específicos em uma página web. Direcione o consumidor de acordo com seu perfil comportamental, oferecendo conteúdo relevante e personalizado, proporcionando engajamento e valor em seu consentimento.

Além disso, aproveite o primeiro contato de uma pessoa com sua empresa... Uma oportunidade única para coleta de consentimento através da solicitação de produtos e serviços, coletando assim seus dados com data e período de vigência do consentimento, além de garantir transparência e conformidade de sua organização com a lei.

A MD2 garante o estabelecimento de um fluxo de dados vivo e completo, que oferece qualidade, segurança e consistência. Tenha cobertura de ponta-a-ponta, desde a integração e qualificação dos dados mestres com o MDM, passando por enriquecimento e marcações de consentimento nas jornadas do Watson, até análises completas em painéis e portais colaborativos.

Quem cala não consente! Até Fevereiro de 2020, a empresa que não obtiver os devidos consentimentos e não enquadrar seus clientes em alguma hipótese legal, não poderá mais executar qualquer tipo de tratamento nestes dados, sendo necessário anonimizá-los ou excluí-los. Não perca tempo, a MD2 se posiciona como especialista e está pronta para ajudar você.



5 - Formalização gestão dos processos de tratamento dos dados, Incidentes e qualidade (MD2 Quality Manager)

Vejamos agora como uma solução de Gestão da qualidade, orientada a processos e gestão de ocorrências finaliza o programa e a solução da MD2 para ajudar sua organização a vencer os desafios da LGPD.



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